quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Unapologetically dramatic (drama drama drama)



"A única coisa que me revolve o estômago é o futuro dos ateliês", declara à AFP Christian Lacroix, enquanto dá os últimos retoques em seus modelos de alta-costura, na véspera da apresentação da coleção que pode ser a última da carreira deste célebre criador de moda.

Em seu estúdio, diante dos croquis pregados na parede, o estilista faz suas últimas provas de roupa. Atento, gira devagar ao redor da modelo vestida com um redingote - um tipo de casaco - de tafetá preto e saia rodada. A maison que leva seu nome foi colocada sob administração judicial no início de junho após ter declarado a suspensão dos pagamentos. Se não aparecer um comprador disposto a continuar sua atividade, Lacroix vai fechar as portas no fim de julho e 112 de seus funcionários serão despedidos.
Sem nostalgia, Lacroix lembra o início de sua carreira, em meados dos anos 80: "Na época, era um tanto estranho reivindicar minhas raízes (o estilista é natural de Arles, sul da França), quenão eram parisienses, em um universo que cairia no minimalismo ou no grande gênero parisiense.  Desde então, o sul e o Mediterrâneo se impuseram, assim como a miscigenação e o nomadismo". Lacroix recusou, apurando todas estas fontes de inspiração ao longo de sua coleções. "Hoje, a inspiração passou a ser mais leve. Silhuetas bastante retas, sensuais e suaves ao mesmo tempo, um toque de elegância nas costas, ombros desnudos sob um tecido fluido que os ressalta, bordados pretos sobre tecidos pretos. É um pouco como o repertório clássico da maison, o que sai dela, sua marca", diz.
Nesta terça-feira, cerca de 200 privilegiados assistirão à apresentação de sua coleção, para qual as modelos vão desfilar grátis. O convite é preto e cinza.  "O convite reflete a coleção, terminada, mas que não foi feita nas condições normais de trabalho. É como um esboço, como um desenho prévio da pintura", diz Christian Lacroix, que luta sem descanso, em meio à crise financeira, para manter acesa a chama de luxo e glamour da alta costura francesa".

Nenhum comentário:

Postar um comentário